POSTS ANTIGOS

TREINAMENTO EM BRIGADA DE INCÊNDIO
 O SEST/SENAT Passo Fundo realizou nos dias 26 e 27/07/2011 no Centro de Treinamentos do Pool de Passo Fundo a primeira de três turmas do Treinamento de Brigada de Incêndio, o qual tem por objetivo qualificar e reciclar os funcionários da Empresa Ipiranga, o treinamento foi ministrado pelos instrutores Eder Castaldi e Jose Fernando Sachetti!
_________________________________________________________

SEMANA NACIONAL DO TRANSITO 2012
Sest Senat alerta contra a violência no trânsito

De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2010, os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de aproximadamente 40 mil pessoas, no Brasil. Ainda conforme o órgão de saúde do País, em 2011, ocorreram 155 mil internações de pessoas acidentadas, ao custo de R$ 204 milhões. Pela quantidade de vítimas registradas, para muitas autoridades no assunto, está sendo travada uma verdadeira guerra no trânsito brasileiro.

Para chamar a atenção contra a violência no trânsito, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) realiza em suas unidades, por todo o Brasil, durante a Semana de Educação no Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, programação voltada para a prevenção de acidentes. “A velocidade é a principal causa de morte no trânsito no Brasil. Apesar da utilização de radares e barreiras eletrônicas e também do valor elevado das multas, ainda há muita irresponsabilidade no trânsito. Devemos dar uma basta a toda essa violência”, afirma o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade.
O Sest Senat juntamente com a Guarda Municipal de Transito, Secretaria da Segurança Publica e demais parceiros espera alertar a todos condutores de veículos sobre a importância de um trânsito seguro.
BLITZ EDUCATIVA REALIZADA EM PARCERIA COM A GUARDA MUNICIPAL DE TRANSITO E CFCs DA CIDADE DE PASSO FUNDO
 
PALESTRA REALIZADA AOS ALUNOS DOS CURSOS DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS, TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSAS E OPERADOR DE EMPILHADEIRA
 



__________________________________________________________

VOLEIBOL DE PASSO FUNDO OBTEVE RESULTADOS HISTÓRICOS PARA O MUNICÍPIO
 
Nos dias 23,24 e 25 de novembro, as Equipes de Voleibol do SEST SENAT/FASURGS (masculino) e NOTRE DAME/ A.E.R Voleibol (feminino), representaram o município de Passo Fundo na grande final do JIRGS 2012, na cidade de Rio Grande, obtendo um dos melhores resultados para a cidade, desde sua existência. Depois de 5 anos, sem está competição, a FUNDERGS restabeleceu novamente o esporte no Rio Grande do Sul, além de conseguir com que o campeão de cada modalidade representasse o Estado nos Jogos Abertos Brasileiro (JABS). Ambas as equipes, conquistaram a segunda colocação, sendo um resultado inédito para o município nos Jogos Intermunicipais do Estado, do qual somente os melhores times do Estado estiveram presentes na grande final, sendo dividida em sete regiões. Para os técnicos, Guerton (equipe masculina) e Gilberto (equipe feminina), os resultados alcançados vieram para coroar o bom andamento dos projetos desenvolvidos dentro do município, apesar das deficiências de estruturas, horários de treinos, materiais esportivos e o principal, a falta de apoio junto ao poder público municipal com melhores condições para a prática esportiva e desenvolvimento de escolinhas esportivas municipais, os projetos conseguiram alcançar seus objetivos do ano. Ambos os técnicos, enfatizam que o esporte gera alegria, satisfação, disciplina, comprometimento, saúde, educação e a acima de tudo, e mais importante, o afeto familiar com o próximo, sendo fundamental socialmente no desenvolvimento cultural e esportivo para crianças, adolescentes. Agradecem também, a todos apoiadores, patrocinadores, comunicadores, atletas, dirigentes, secretaria de desporto municipal e comunidade no geral pela confiança na veracidade dos projetos desenvolvidos a âmbito esportivo e social. Quanto mais investimentos e incentivos nesta área, menores serão as desigualdades sociais, os custos com saúde, educação e segurança para o município, além de incentivar a prática esportiva entre as crianças, adolescentes, adultos e idosos. “ O esporte, move montanhas”.
__________________________________________________________
 
P R O N A T E C 

O SEST SENAT Passo Fundo em Parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e o Governo Federal através do Programa Brasil Sem Miseria esta ministrando os Cursos de Auxiliar de Operações em Logistica e o de Operador de Retroescavadeira, ambos com carga horaria de 160h!
É o SEST/SENAT contribuindo para a Qualificação Profissional dos Trabalhadores de Passo Fundo!

__________________________________________________________

SEST/SENAT e ECOAMBIENTAL promovem Simulado MOPP

O SEST/SENAT Passo Fundo e a Empresa Ecoambiental promoveram o Simulado de Acidente de Transito com Veiculos de Transporte de Produtos Perigosos, o evento contou com a participação de mais de 100 alunos e teve a seguinte programação:
8:30 h Inscrições e credenciamento.
8:45 h Abertura e Pronunciamentos.
9:00 h Legislação para Transporte de PP (Produtos Perigosos)– Identificação das unidades de transporte (Atividade prática), Legislação Estadual, Federal, Normas e equipamentos exigidos para o Transporte de Produtos Perigosos e resíduos.
10:15 Coffe Break
10:30 Documentos para o transporte. Planos de emergência para atendimento nos acidentes com transporte de Produtos Perigosos.
Atendimento a sinistros envolvendo PP (Atitudes que o motorista pode tomar para minimizar os impactos sobre o meio ambiente e saúde pública)
12:00 Almoço
13:30 Atividade prática de oficinas de rotulagem de veículos e interpretação de fichas de emergência de produtos químicos.
15:30 Simulação de sinistro envolvendo PP (local: EM FRENTE AO SEST/SENAT Passo Fundo, RS).

O objetivo principal do curso foi reciclar e atualizar, os transportadores capacitados, mantendo-os informados sobre as alterações na Legislação e Normas do Transporte de Produtos Químicos e Perigosos, bem como prepará-los para agir perante situações emergenciais, de acordo com os Planos de Emergência e ainda atender e orientar a empresa e seus agregados em qualquer situação de emergência que possa ocorrer, dentro ou fora de suas dependências, visando evitar, minimizar e recuperar eventuais danos às populações e ao meio ambiente.

_________________________________________________________

E S P O R T E S


SEST/SENAT apoiará a Meia Maratona de Passo Fundo - 2011
 
Pelo terceiro ano consecutivo, o SEST/SENAT apoiará a tradicional Meia Maratona da cidade de Passo Fundo/RS. A empresa irá colaborar com brindes aos vencedores de cada categoria e também ao público presente no local da prova, por meio de sorteio. A Meia Maratona é um importante evento esportivo que ocorre anualmente, fazendo parte do calendário esportivo da cidade de Passo Fundo, sendo organizada pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da SEDEC (Secretaria de Desporto e Cultura). Neste ano a prova acontece no dia 07 de Agosto, data do 154º aniversário do município. A largada será no Parque da Gare, às 08hs:30min., e estão previstas a participação de mais de 500 atletas da cidade de Passo Fundo e região, do Estado do RS e de todo o Brasil.

__________________________________________________________

SENAT PASSO FUNDO INICIA PROGRAMA "OLHO VIVO NA ESTRADA" NA EMPRESA EXPRESSO HERCULES
 
O SEST/SENAT Passo Fundo iniciou no dia 12/12/2011 nas dependencias da Empresa Expresso Hercules na Cidade de Getulio Vargas o Programa "OLHO VIVO NA ESTRADA" que tem como objetivo prevenir atitudes inseguras no transporte de produtos perigosos por meio da conscientização dos motoristas. O “Olho vivo na estrada” é parte de um sistema de gerenciamento de riscos. A meta do programa é a redução a zero no número de acidentes nas estradas com produtos químicos.
O conceito básico do programa é de que, antes de um grande acidente, ocorreram várias pequenas falhas nos equipamentos ou nas operações de transporte que não foram comunicadas à empresa. O “Olho Vivo na Estrada” incentiva o motorista a relatar essas ocorrências, possibilitando a adoção de ações preventivas ou corretivas.
O SEST/SENAT Passo Fundo parabeniza a Empresa Expresso Hercules pela iniciativa e pelo pioneirismo do Programa na Região!
 
 
                                                                                                                                       
 
Parceria SEST/SENAT e Prefeitura Municipal de Passo Fundo

O SEST/SENAT Passo Fundo em Parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo através da Secretária de Segurança Pública, está qualificando a Guarda Municipal de Passo Fundo na Resolução 371 do CONTRAN, com o propósito de uniformizar e padronizar os procedimentos de fiscalização em todo território nacional. A Resolução 371 cria o Volume I do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – que será ferramenta de trabalho importante para as autoridades de trânsito e seus agentes nas ações de fiscalização de trânsito, abrangendo dispositivos que contemplam as condutas infracionais dispostas no CTB e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), com os seus respectivos enquadramentos, observadas as legislações pertinentes.
 
                                                                                                                                     
 

MOTOFRETISTAS COMEÇAM SER FISCALIZADOS!


Motoboys começam a ser fiscalizados a partir desta sexta-feira
Apenas 25% dos motoboys realizaram o curso obrigatório e cadastro na Prefeitura. Nova legislação causa dúvidas aos motoboys
Daniela Wiethölter/ON
http://www.onacional.com.br/noticias/cidade/19782

Com a entrada em vigor a Resolução 356 do CONTRAN, a partir desta sexta-feira (5) os motoboys começam a ser fiscalizados no município. Além de mudar o nome da categoria, que passa a ser chamada de motofrentistas, a nova legislação federal exige dos profissionais um curso de formação no SEST/SENAT e uma autorização da prefeitura, além realizar uma vistoria no veículo no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) e obrigações que incluem itens de segurança como colete, capacete e baú com faixas reflexivas. O não cumprimento das novas regras pode resultar em multas, pontos na carteira e ainda apreensão do veículo até a regularização.

Com muitas dúvidas sobre a legislação e um alto custo para os profissionais, a procura tanto na Prefeitura como no SEST/SENAT, instituição que oferece o curso de formação, foi baixa. Segundo o agente do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Bergmann, apenas 33 motoboys autônomos e 20 empresas realizaram o registro na Prefeitura. No total, o número de profissionais aptos não chega a 120. A estimativa, segundo a categoria, é que cerca de 500 motoboys trabalhem em Passo Fundo. No entanto, apenas 25% estão regularizados. Diversos motivos, conforme Bregmann, influenciaram na baixa procura. “Em muitos casos, os motoboys são menores de 21 anos ou então não possuem dois anos de carteira de habilitação na categoria A. Além disso, grande parte das pessoas desconhece a nova Lei”.

Baixa procura pelo curso
Antes de realizar o cadastro na Prefeitura, o motofrentista terá que passar por um curso de reciclagem, com aulas teóricas, práticas e atividades que simulam o trânsito. Em Passo Fundo, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) oferece o curso desde dezembro de 2010. Conforme o agente multiplicador da instituição, Cezar Barriquel, apenas 180 pessoas realizaram o curso especializado.

Custos
O cadastro na Prefeitura é gratuito. No entanto, além do curso de formação, que custa R$ 140, o motoboy precisa que adquirir todos os equipamentos obrigatórios, como coletes e faixas refletivas nos baús das motos, cachorreira e antena. Se a moto não estiver enquadrada na categoria aluguel, o proprietário do veículo terá que fazer a alteração e investir cerca de R$ 200 e ainda realizar uma vistoria, semestral no CRVA, ao custo de R$ 56.

Profissional em extinção
Com tantas exigências e um custo muito alto para o motoboy, o mercado de trabalho começa a sofrer com a falta de profissionais. Segundo a proprietária da empresa Leva e Trás, Magda Caurio, a empresa está encontrando dificuldades para contratar funcionários, pois os motoboys estão migrando para outras profissões. “Os motoboys estão fugindo do mercado. Alguns porque não têm idade mínima, outros porque não tem habilitação há dois anos, mas a grande maioria porque os custos ficaram muito altos”, relatou.

A empresa, que possui 36 funcionários, deixou de fechar novos contratos porque não está encontrando profissionais para trabalhar. “Estamos tentando contratar quatro, mas nem para entregar currículo não aparece mais”, disse. Os funcionários recebem salário fixo, direitos trabalhistas, aluguel pela moto, baú e colete, mas o curso de formação e vistoria do veículo ficam por conta do profissional.

Como se regularizar
O primeiro passo é a adaptação do veículo: perto do motor deve haver um protetor, conhecido como mata-cachorro. Também são obrigatórios antenas, colete e o baú precisa ser sinalizado com faixas refletivas e ter o tamanho padrão de 70 centímetros por 60 centímetros. Após, o motoboy precisa fazer o curso de formação no SEST/SENAT e apresentar o certificado e outros documentos na Prefeitura. Os profissionais autônomos abrirão um cadastro de contribuinte do município. Aqueles que são funcionários de empresas, a própria firma que já é contribuinte, faz um cadastro interno e fornece os nomes e a documentação dos trabalhadores. A secretaria analisará estes documentos e após deverá liberar uma autorização para a placa vermelha categoria aluguel. O próximo passo é procurar o Detran para realizar a vistoria e trocar a placa por uma de cor vermelha. Por último, o motoboy deverá retornar na Prefeitura para receber uma autorização como condutor e uma licença para a moto
Informações:
Prefeitura: 3316-7195
SEST/SENAT: 3327-3418

Dúvidas:
A reportagem conversou com alguns motoboys que levantaram algumas dúvidas sobre a nova Lei. O agente de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Bergmann, e o agente multiplicador do SEST/SENAT, Cezar Barriquel, responderam os questionamentos:

Com dois empregos e moto própria, a vistoria no Detran valerá para os dois turnos (manhã e noite)?
A vistoria valerá para o veículo, independente do número de empregos. Após a vistoria do Detran o motociclista recebe a autorização para motofrete que vale por seis meses. É um documento do veículo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular), logo é necessário levar sempre junto com o documento do motorista (CNH) com o curso ou então o comprovante do curso. No caso do cadastro da prefeitura não e necessário portar o alvará na condução do veículo.

Vai ser possível circular com capacete aberto (modelo coquinho)?
Conforme resolução 203 do CONTRAN alguns capacetes abertos e articulados são permitidos, já especificamente o Coquinho é proibido.

Qual é o prazo final para cadastramento?
Não existe um prazo final para realizar o cadastramento na Prefeitura, mas aqueles que não se regularizarem até o dia 04/08/2011 poderão sofrer as sanções da Resolução 356 do CONTRAN.

Qual a pontuação e valor da multa para quem não for cadastrado?
O profissional não cadastrado que estiver fazendo o transporte remunerado de mercadorias será enquadrado no Artigo 244–9 “Conduzir motocicleta ou motoneta efetuando transporte remunerado de mercadorias em desacordo com o previsto no art. 139-A desta Lei ou com as normas que regem a atividade profissional dos mototaxistas”. São diversas exigências, onde cada uma incorre em uma pontuação e multa, que somadas podem resultar na suspensão da habilitação. Na maioria delas, a infração é Grave, com registro de cinco pontos na carteira e cobrança de R$ 127,00, além de retenção do veículo para regularização.

Qual é o modelo de "mata-cachorro"?
O protetor de pernas tem por objetivo a proteção das pernas do condutor e passageiro em caso de tombamento do veículo. Deve ser peça única, construído em aço tubular de seção redonda resistente e com acabamento superficial resistente à corrosão, o dispositivo deve ser construído sem arestas e com formas arredondas, limitada sua largura à largura do guidon e deve ser fixado na estrutura do veículo, obedecidas as especificações do fabricante do veículo no tocante à instalação, e não deve interferir no curso do pára-lama dianteiro.

Porque é necessário vistoria a cada seis meses e não no vencimento do documento de IPVA do veículo?
A vistoria semestral é exigida na portaria 240 do DETRAN/RS Artigo 2° Inciso 1°, para a verificação dos equipamentos obrigatórios, de segurança e comprovação da regularidade perante o município.

Se o motoboy trabalhar em duas empresas será necessário dois cadastros e um baú para cada emprego?
Se o profissional atua como autônomo em duas empresas diferentes ele não necessita ter dois cadastros. Com relação ao baú, as boas práticas de Higiene orientam que se utilize um baú para cada emprego ou tipo de material transportado, pois ele não pode transportar durante o dia peças para automóveis e a noite fazer tele-entrega de alimentos na mesma caixa.

Os motoboys que realizam entrega de jornais e utilizam os "alforjes" (sacolas) terão que sinalizá-los também?
Segundo a Resolução 356 do CONTRAN, Art. 9º, os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta poderão ser do tipo alforjes, desde que atendidas as dimensões máximas fixadas e as especificações do fabricante do veículo sobre à instalação e ao peso máximo admissível. Os alforjes devem ser sinalizados, porque a Lei prevê a sinalização do material de trabalho.

Quem deve arcar com o custo do material de trabalho (colete, baú, cadastro, faixas)?
Não existe legislação especifica que determine de quem são os custos com o material de trabalho.

Quais são os pré-requisitos para exercer a profissão de motofrentista?
Segundo a Lei 12.009 o motofrentista deve ter completado 21 anos; possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria A; ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran; ter registro como veículo da categoria de aluguel; instalar o protetor de motor mata-cachorro, fixado no chassi do veículo e o aparador de linha antena corta-pipas, nos termos de regulamentação do Contran e realizar a inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário